quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tire todas as suas dúvidas sobre a troca de dentes!

Dossiê dentes de leite

Por: Sofia Moutinho, Instituto Ciência Hoje/RJ

(Ilustrações: Ivan Zigg).
Não tem jeito, chega uma hora em que todo mundo fica banguela! Lá por volta dos seis anos, caem os dentes de leite e começam a nascer os permanentes, que vão te acompanhar pelo resto da vida, se bem tratados. A troca de dentes é um sinal de que você está crescendo, mas gera muitas dúvidas. Conversamos com a dentista especializada em crianças Bartira Volschan e preparamos esse dossiê para revelar as verdades e desfazer os mitos sobre os dentes de leite!

Por que os dentes caem?
Os dentes de leite têm um ciclo de vida. Eles nascem, formam raízes e depois de um tempo essas raízes são “comidas" pelo dente permanente que quer sair. Por isso, os dentes de leite ficam moles e caem.

Se o dente leite ainda não tiver caído até os seis anos, pode significar algum problema?
Fique tranquilo! Normalmente, os primeiros dentes caem por volta dessa idade, mas há crianças que começam a trocar os dentes com quatro anos e outras que só exibem a janelinha com mais de sete anos. Isso é normal. Quanto mais cedo tiverem nascido os seus dentes de leite, mas cedo eles vão cair e vice-versa.

Os dentes têm uma ordem para cair?
Sim. Primeiro caem os incisivos, que são os dentes que ficam na frente. Depois, é a vez dos caninos de baixo, seguidos pelos molares, que são esses dentes mais gordinhos que usamos para mastigar. Por fim, caem os caninos superiores. Essa ordem favorece o alinhamento dos dentes e faz com que eles se encaixem direitinho quando fechamos a boca.

Tem problema ficar mexendo no dente quando ele está mole?
Não tem problema nenhum! Até ajuda ele a cair! Isso significa que você pode tentar tirá-los. Mas nada de amarrar um fio no dente e prender na porta! Essa técnica pode ser perigosa. Para remover o dente, um adulto pode envolvê-lo com fio dental e puxar pelas extremidades. É normal sentir uma puxadinha. Por isso, antes da remoção, é bom passar gelo na área para anestesiar. Pode haver um pequeno sangramento, pois a gengiva possui muitos vasos de sangue. Para resolver isso, é só morder uma compressa de algodão ou gaze por 5 minutos.

O que acontece quando se engole o dente?
Se acontecer com você, não se preocupe! Isso é muito comum, principalmente durante as refeições e o sono. O dente engolido faz o mesmo trajeto que os alimentos e sai com as fezes em até dois dias.

É verdade que o dentes de leite são mais fracos que os permanentes e por isso ficam cariados facilmente?
O dente de leite, por ficar menos tempo na boca, tem menos minerais em sua composição do que o dente permanente. Por isso, ele é um alvo fácil para a cárie! Como ele é frágil, a cárie progride com rapidez e chega logo à polpa, que é a parte interior do dente, que possui nervos e vasos sanguíneos. Por isso é muito importante escovar os dentes depois de cada refeição e passar o fio dental todos os dias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário