quinta-feira, 17 de março de 2011

Nutricionista ensina a preparar um lanche saudável e diversificado


Nutricionista ensina a preparar um lanche saudável e diversificado
Manoela Figueiredo deu dicas para os pais que montam lancheira dos filhos.
Pediatra Ana Escobar também participou do Bem Estar desta quinta-feira (17).

Do G1, em São Paulo

Fazer um lanche saudável entre as refeições não é tão simples, principalmente se você for preparar algo para o recreio das crianças na escola. Para dar dicas do que comer nessas horas, o Bem Estar desta quinta-feira (17) convidou a nutricionista Manoela Figueiredo e a pediatra Ana Escobar, que também é consultora do programa.
Na opinião da nutricionista Maria Gandini, que ao lado da repórter Marina Araújo orientou uma mãe a montar uma lancheira para os dois filhos, as melhores frutas são aquelas em unidade, como uva, morango e tangerina. Sucos – tanto os de fruta como à base de soja – podem ser de caixinha, de preferência sem açúcar ou conservantes.
Água de coco ou leite aromatizado (como achocolatados) também são uma boa opção. De salgado, pode ser uma bolacha integral ou um sanduíche de pão integral, com queijo ou peito de peru (que pode ser substituído por mortadela de frango ou presunto magro).
O importante é acompanhar as crianças na hora de organizar o lanche e negociar com elas. Doce pode? Desde que não seja em grande quantidade, disse a especialista.
Para conferir o que os alunos têm levado para comer no intervalo, o repórter Walace Lara foi até uma escola de São Paulo. Em uma lancheira, encontrou suco, bolinho e banana. Na outra, cinco pães de queijo e um iogurte. Uma terceira levava achocolatado, dois bolinhos, bolacha e um chocolate. As mães alegam que acabam mandando o que os filhos gostam e vão comer com certeza.
Uma das meninas afirmou que trouxe um pão de forma com salame e maionese, fruta e guloseimas. A primeira coisa a acabar são as “besteiras”, nas palavras dela. Depois, dá uma mordida na fruta e a deixa de lado. E esse é um dos maiores desafios dos pais e nutricionistas: fazer com que os pequenos comam as frutas e troquem salgadinhos e doces por elas. Além disso, é preciso ficar de olho no que é vendido nas cantinas, que apostam em frituras, chocolates, refrigerantes e alimentos industrializados.
A lancheira ideal
O lanche faz parte das nossas necessidades diárias, mas deve ser uma refeição menor e mais leve. Segundo a nutricionista Manoela Figueiredo, apesar disso, ele pode ser nutritivo, atrativo e gostoso. O importante é variar os alimentos e fornecer energia e nutrientes adequados para a fase de crescimento das crianças, além de garantir um bom desempenho escolar.
De acordo com a médica, o papel da família é essencial, pois os pequenos, ainda em fase de formação dos hábitos alimentares, precisam ser estimulados. É bom que eles participem das escolhas do que comer e das compras no supermercado, por exemplo.
O que uma lancheira deve conter depende do horário em que a criança vai para a escola e qual foi a última refeição: café da manhã ou almoço. Para os que não tomam café e comem no colégio pela primeira vez no dia, o lanche deve ser mais completo.
A melhor lancheira e garrafa são as feitas de material térmico, e os alimentos devem ser embalados em plástico filme. A limpeza do produto deve ser diária, com pano com água e álcool ou detergente.
Boas opções de frutas, segundo Manoela, são: banana, maçã, pera, morango, melancia, melão, abacaxi, mamão e uva (em potinhos). Frutas secas como damasco e uva passa também estão recomendadas. É importante não esquecer de mandar um garfo ou outro talher necessário.
Os carboidratos liberados são: bolo de cenoura, banana, laranja ou fubá, pães (bisnaguinha normal ou integral), pão de forma integral ou branco sem casca, pão sírio, torradas, barrinha de cereal, pão de queijo ou milho, biscoitos integrais e doces simples.
Manoela listou cinco opções de lanche saudável para montar por até R$ 3:
- 1 água de coco + 1 fatia de bolo simples (sem cobertura) + 1 pera
- 1 iogurte + 1 potinho de cereal + 1 banana
- 1 suco de caixinha de maracujá + 1 sanduíche de pão de forma com requeijão e geleia
- 1 suco de soja + 1 sanduíche com peito de peru
- 1 suco de fruta natural sem açúcar +
 1 pão integral com requeijão light


Nenhum comentário:

Postar um comentário