sábado, 2 de abril de 2011

Mundo do Sítio


A boneca de pano com olhos de retrós preto, feita por Tia Nastácia, mudou – e passou a habitar um sítio diferente. Emília e a turma do Sítio do Picapau Amarelo entraram na internet. Desde a sexta-feira, 1º de abril (Emília adoraria a data...), eles estão no Mundo do Sítio – um portal de jogos e atividades culturais lançado em parceria pela Editora Globo e TV Globo. O endereço digital é mundodositio.com.br.

Se Monteiro Lobato (1882-1948) pudesse visitar seu novo sítio, ele iria se orgulhar da criatividade – e do capricho – na adaptação de sua obra. Seus personagens ganharam o traço moderno dos mangás (como Emília, na foto ao lado) e foram transportados para cenários digitais inspirados em suas histórias famosas.

O conteúdo do site é atraente mesmo para quem não leu Lobato. O espírito aventureiro de Pedrinho, o neto valente de Dona Benta, está no jogo em que desafia Narizinho e os amigos para uma corrida de carro. Rabicó, o porco guloso protegido de Narizinho, aparece comendo rosquinhas, seu passatempo preferido nas histórias de Lobato.

Navegar pelo site é fácil. Os jogos exigem apenas as quatro setas do teclado, o botão esquerdo do mouse e a tecla espaço (algumas vezes). Ao entrar pela primeira vez, fui convidada a construir meu próprio avatar: escolhi cabelos verdes, meias coloridas e vestido rosa (confira a telinha nº 1). O visual estranho poderia ter assustado a Cuca e o Curupira, personagens bem desenhados que me receberam no Capoeirão dos Tucanos, um dos reinos do Mundo do Sítio. “O mundo virtual está em plena evolução”, afirma Saulo Ribas, diretor do Mundo do Sítio. “Os personagens podem mudar.”

Há três características que tornam o portal diferente dos demais sites infantis. A primeira é o tratamento que se dá aos jogos educativos. Eles são mais atraentes. Nem se percebe que estão sendo trabalhados conceitos de lógica e aritmética. A segunda característica é a rede social infantil. As crianças podem interagir com seus personagens, com perguntas e respostas disponíveis no chat. Não é possível digitar o nome ou divulgar o e-mail. Uma área chamada Cantinho dos Pais permite ver os amigos da criança, o tempo de conexão e as atividades favoritas. A terceira razão que torna o site difererente é a cultura. Ele dá acesso a episódios do Sítio do Picapau Amarelo e leitura de contos de Lobato, na voz da atriz Denise Fraga.

O Mundo do Sítio, para crianças de 5 a 10 anos, começou a ser produzido há um ano por mais de 60 profissionais, entre eles o músico Sergio Wontroba, autor das trilhas sonoras dos jogos. Parte do conteúdo do site é aberta, mas só assinantes terão acesso a tudo. A mensalidade custa R$ 3 neste mês. Depois, vai a R$ 6,90.
Fonte: Correio Brasiliense

2 comentários:

  1. onde compro esta boneca de panop??????????????

    ResponderExcluir
  2. Entra no site Mundo do Sítio e veja se eles te informam. Infelizmente não tenho essa informação.

    ResponderExcluir