domingo, 9 de maio de 2010

A auto estima é essencial

A maior dádiva que você pode dar ao seu filho, é uma auto estima saudável. A criança, que se sente valorizada e confia em si mesma, tem uma auto estima positiva.
Você pode ajudar seu filho a sentir-se valorizado, passando um bom tempo com ele: brincando, jogando,lendo livros, contando histórias ou simplesmente, ouvindo-o.
Você também pode ajuda-lo a sentir-se valorizado, ajudando-o a descobrir-se e a tornar-se a pessoa que ele deseja ser. As pessoas, que realmente gostam daquilo que são, atraem sucesso.
Porém, a felicidade é mais que alcançar o sucesso. Ajudar seu filho a ganhar autoconfiança é necessário para que ele possa lidar com perdas, falhas, vergonhas, dificuldades e derrotas. Isso é tão ou mais importante que ter sucesso ou ser o melhor.
Quando a criança tem autoconfiança suficiente para lidar com os sentimentos- como o medo, a fúria, a tristeza- alcança uma segurança interior que lhe permite abrir-se para o mundo em que vive.
Fonte:Quando me sinto triste-Trace Moroney

Um comentário:

  1. "Muito lindo, totalmente verdade (falando como psicóloga), mas como mãe é um desafio diário, não acha???
    Mesmo tentando sempre, muitas vezes nossas limitações pessoais não nos permitem seramos mães 100% assim. Meu consolo é que há uma linha muito importante da psicologia aplicada para o desenvolvimento infantil que afirma que as mães só precisam ser suficientemente boas e não perfeitas, para seus filhos serem pessoas felizes e adultos ajustados..."

    ResponderExcluir