sexta-feira, 11 de junho de 2010

Prevenção de cáries


A cárie dentária ocorre quando se forma uma cavidade no dente provocada pelo ácido produzido pelas bactérias que constituem a placa bacteriana. O ácido provoca a degradação do esmalte (camada mais resistente que reveste os dentes), este cede, e forma-se a cavidade.

Se a cárie não for tratada, pode atingir a dentina e a polpa do dente (camadas mais internas do dente) podendo existir dor, inflamação, e, em estados mais avançados, pode ocorrer um abcesso.
Um dos grandes êxitos dos programas de Saúde Pública nos países industrializados tem sido a redução das cáries por intermédio do flúor.

O flúor, quando ingerido durante o período de formação dos dentes, incorpora-se no esmalte, tornando-o mais resistente a futuros ataques ácidos. Tal acontece quando é administrado no organismo humano por via sistémica (geral) através dos alimentos (água, sal, leite) ou suplementos (comprimidos ou gotas).

Por outro lado, o flúor ajuda a reparar o esmalte na fase de cárie muito precoce inibindo a dissolução do esmalte, fortalecendo o esmalte remineralizando-o, impedindo a aderência da placa bacteriana ao dente e exercendo um efeito bactericida em doses elevadas. O flúor atua desta forma quando é administrado por via tópica (local) através das pastas dentríficas, dos vernizes (selantes), dos bochechos e da aplicação profissional (gel ou solução e pasta profilática).

A forma tópica parece ser a mais eficaz na prevenção da cárie dentária, tanto em adultos como em crianças.

Aconselha-se a aplicação tópica de flúor pelo médico dentista de 6 em 6 meses. Nos casos de risco elevado de cáries é aconselhável aplicar o flúor de 3 em 3 meses.

Um comentário:

  1. Olá garotas sou nutricionista e estava procurando uma foto de dente assim mesmo com uma escovinha de dente nas mãos. Achei essa ai e vou fazer um post lá no meu blog falando de higiene bucal e bons hábitos alimentares. Bjs

    ResponderExcluir