Para quem diz que "filho não vem com manual." Dicas de mães sobre quase tudo. Diversão, alimentação, educação, vestuário.... a complexidade do assunto traz uma lista sem fim de assuntos a serem tratados.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Fonoaudiologia preventiva na escola
A atuação fonoaudiológica na área educacional objetiva detectar as alterações da linguagem oral e escrita, além de dar possibilidades para a otimização do desenvolvimento, ou seja, "criar condições favoráveis e eficazes para que as capacidades de cada um possam ser exploradas ao máximo, não no sentido de eliminar problemas, mas sim baseado na crença de que determinadas situações e experiências podem facilitar e incrementar o desenvolvimento e a aprendizagem" (Zorzi, 1999).
A dislexia é uma dificuldade específica nos processamentos da linguagem para reconhecer, reproduzir, identificar, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-os corretamente. É comum casos de outras pessoas com dificuldades semelhantes na família.
Para um correto diagnóstico de uma perturbação da leitura e escrita é indispensável recorrer à avaliação de profissionais experientes como fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, pediatras, professores especializados, etc.
Como Identificar A Dislexia:
Alguns Sinais Na Pré-Escola:
Fraco desenvolvimento da atenção;
Imaturidade sem capacidade de brincar com outras crianças;
Atraso no desenvolvimento da fala e linguagem;
Atraso no desenvolvimento visual;
Dificuldade de aprender rimas – canções;
Falta de coordenação motora fina-grossa;
Dificuldade com quebra-cabeça;
Falta de interesse por livros e impressos;
Sinais Na Idade Escolar:
Dificuldade na aquisição e desenvolvimento das habilidades linguísticas;
Dificuldade em aprender sequências diárias;
Dificuldade com análise e síntese dos sons de uma palavra;
Pobre reconhecimento de rima – aliteração;
Desatento e disperso;
Dificuldade na coordenação motora fina, disgrafia, desenhos, pinturas;
Dificuldade na coordenação motora grossa, desengonçado, ginástica;
Desorganização geral com trabalhos escolares, com tempo;
Dificuldades visuais, postura da cabeça e organização do trabalho – folha;
Confusão direita – esquerda (lateralidade), dicionário, mapas;
Dificuldade na linguagem e fala – pobre vocabulário;
Dificuldade de memória a curto prazo, instruções, dígitos, tabuadas, fonemas;
Problemas de conduta – ou palhaço ou retraído ou deprimido;
Dificuldade de copiar de livro ou lousa;
Dificuldade na leitura – negação;
Dificuldade na matemática – discalculia, desenho geométrico;
Sai-se muito bem em provas orais;
Importância da Fonoaudiologia Para Crianças Disléxicas :
Diagnóstico precoce;
Tratamento preventivo por volta de 4 – 6 anos;
Minimizar sintomas na alfabetização, prevenindo a discriminação e favorecendo a auto-estima;
Orientações Aos Pais:
Reduzir ansiedade;
Trabalhar sensibilidade;
Reforçar auto-estima;
Impor limites;
Eliminar sentimento de culpa;
Escolher alternativa de tratamento;
Auxiliar no tratamento;
Explicar para a criança suas limitações;
Orientar para a criança realizar uma tarefa por vez;
Traçar prioridade e objetivo;
Reavaliar progressos;
Orientações Aos Professores:
Estimular auto-estima;
Trabalhar sensibilidade;
Sentar o aluno na frente e no centro;
Exigir disciplina e concentração;
Escrever de forma clara e espaçada, mudar a cor do giz e explicar que é para facilitar;
Permitir que o aluno se levante de vez em quando para fazer qualquer tarefa aliviando assim um pouco a ansiedade;
Valorizar o conteúdo que o aluno conseguiu atingir mesmo não sendo o que você gostaria que fosse;
Explicar sempre o esperado na atividade;
Usar material criativo e diversificado;
Mudar canal de voz, desenho, dinâmica para facilitar assimilação fugindo do monótono;
Trabalhar erro como aprendizado;
Produzir erros propositais para ele corrigir;
Iniciar atividade para ele continuar;
Ensinar à mesma coisa de forma diferenciada;
Não descontar ponto por erro de português em outras disciplinas;
Não permitir pai corrigir tarefa para que o professor possa identificar a dificuldade do aluno;
Texto desorganizado, orientar e numerar parágrafos;
Usar cartazes, figuras, filmes... ;
Quando não entender o que o aluno escreveu peça a ele que leia para você, não diga que não entendeu;
Sempre ler texto parando aos poucos e avaliando o que leu;
Não interessa como você trabalha, mas sim a melhor forma pra ele aprender;
Priorizar as maiores dificuldades (os problemas emocionais vão indo embora à medida que as dificuldades são minimizadas);
Determine metas e só passe para frente quando a anterior tiver sido solucionada e revise todas sempre;
Pontos Fracos do Disléxico:
Inversão;
Omissão;
Aglutinação;
Não corta T;
Não pinga i;
Trocas espaciais (p/b);
Confusão na leitura;
Espelhamento;
Disgrafia;
Ambidestrismo;
Dificuldade com memória imediata;
Dificuldade com números;
Dificuldade com tabelas;
Dificuldade com colunas;
Não gosta de ler / escrever;
Alguns Disléxicos Famosos:
Agatha Christie
Albert Einstein
Alexander Graham Bell
Antony Hopkins
Beethoven
Ben Jonhson
Bill Gates
Franklin D. Roosevelt Galileo
Harrison Ford
Jack Nicholson
John Lennon
Julio Verne
Leonardo da Vinci
Louis Pasteur
Magic Johnson
Mozart
Pablo Picasso
Steven Spielberg
Thomas Edison
Tom Cruise
Van Gogh
Walt Disney
entre muitos outros
Fonte: Clinica Falar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá, sou Fonoaudióloga e estudiosa da área educacional. Tenho um blog que abrange vários assuntos, pois tenho uma pequena firma chamada 'Filhas de Aluguel'. Adorei seu blog, e o estou recomendando aos meus leitores. Se tiver interesse, cheque o meu. http://filhasdealuguel.blogspot.com.br/
ResponderExcluir