domingo, 28 de março de 2010

Esportes ajudam crianças com déficit de atenção

Psicóloga afirma que métodos pedagógicos antiquados podem prejudicar a auto-estima de alunos

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um problema que pode trazer dificuldades de aprendizado e prejudicar a capacidade de concentração da criança afetada. Na opinião da psicóloga e professora de Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mônica Pereira dos Santos, o quadro se manifesta quando quaisquer estímulos prendem a atenção da criança. Esta passa a encontrar dificuldades em acompanhar as aulas, e em consequência, começa a apresentar um desempenho ruim.

Mônica explica que muitas vezes, uma caneta caída ou um inseto, por exemplo, podem prender a atenção do aluno, que passa a divagar e ‘perde’ a aula. Esse aluno não consegue fixar os conteúdos na memória e, em alguns casos, começa a desafiar os professores. Ela acrescenta: “em muitos casos, esses comportamentos dispersos não são aceitos pela escola e a criança passa a se sentir perseguida”.

Conforme explica a psicóloga, em muitas situações, a escola não ajuda em nada. Os métodos muitas vezes são antiquados e, na verdade, até desestimulam os alunos a absorver os conteúdos ensinados. Ela argumenta que esse tipo de falha pode até mesmo piorar a situação do aluno que sofre com o déficit de atenção, e também não anima outros alunos a se interessarem pelo que é transmitido. Para ela, é dever das escolas aprimorar seus métodos, criando aulas e atividades que prendam a atenção dos alunos. Ela acrescenta: “alunos incapazes de acompanhar as aulas e com desempenho ruim podem acabar criando problemas de auto-estima, que prejudicam diversas outras potencialidades”.

Para a especialista, uma alternativa possível para o transtorno é o tratamento medicamentoso, porém, acrescenta ela, “a prática de esportes pode ser muito melhor, de diversas maneiras. Jovens com o déficit de atenção têm dificuldades de se concentrar porque o cérebro ‘se volta’ para diversas atividades ao mesmo tempo. Esportes como o futebol, que envolvem, de certa forma, muitas tarefas em uma atividade maior, forçam o jovem a se concentrar em múltiplos assuntos ao mesmo tempo. Isso desenvolve sua capacidade de focar a atenção, e sem o uso de qualquer medicamento”.

SERVIÇO

Para mais informações sobre o TDAH, acesse: http://www.tdah.org.br/oque01.php
Fonte: site da Unimed Rio

2 comentários:

  1. Que tal equoterapia???? A relação com o cavalo só se dá na medida que vc se concentra nele e em si... Prazer em conhecer você, Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fernanda, que bom que nos visitou. Você tem dicas de escolas de equoterapia?

    ResponderExcluir