sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como mudar a criança de escola?

Uma das perguntas mais freqüentes feitas pelos pais é se devem ou não mudar os filhos de escola. Paira a preocupação em saber o que é melhor para a criança e, em contrapartida, esta é a que mais sofre diante do desconhecido. A verdade é que para os pais a decisão não é fácil e para os filhos a mudança assusta, mas, muitas vezes, ela é necessária.

As razões para que efetivamente essa troca aconteça são várias: questão financeira, falta de adaptação da criança ou insegurança com a professora, mudança de residência, qualidade de ensino insatisfatória etc. E o que resta a fazer é torná-la menos traumática. Então, como proceder? "Comunicar a criança, conversar com ela sobre os lados positivos dessa troca, ajuda bastante. A mudança sempre gera transtorno, mas depois da adaptação tudo melhora", tranqüiliza a terapeuta familiar Juliana Morillo.

Para os pequenos, deixar os amiguinhos não é nada simples, muito menos abandonar o professor e o método de ensino que já são conhecidos. No entanto, a intenção dos pais é proporcionar, dentro da nova realidade, a melhor escolha. Assim, o que é importante levar em consideração no momento da escolha da nova escola? E como fazer isso sem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças? Esses são alguns dos questionamentos que invadem as cabeças dos pais.

Segundo Juliana, em primeiro lugar a idéia de mudar pode vir dos filhos, mas a decisão final deve ser dos pais. "Se a criança está reclamando da escola, da professora ou dos coleguinhas, é importante que os pais estejam atentos para entender os reais motivos. Depois disso bem fundamentado é que se deve partir para a troca de colégio", afirma. Ela ressalta ainda que é importantíssimo "levá-la para conhecer a nova escola, além de matriculá-la em uma escola que seja compatível com a personalidade dela".

Outra informação importante que a terapeuta ressalta é que mudar de escola repetidas vezes, além de trazer transtorno para os pais, pode prejudicar o desenvolvimento dos pequenos. "A personalidade da criança está em formação, por isso, mudar demais de colégio pode produzir nela um caráter de insegurança".

Ainda que os motivos para mudar de escola sejam diversos, o que se deve deixar claro, no entanto, é que não existe escola perfeita. Todas têm seu lado positivo e negativo. Mas mais importante ainda é lembrar que a escola tem muito valor na vida de uma criança. É lá que ela passa boa parte de sua infância. Por isso, caso seja necessária a troca de uma para outra, "é importante ter em mente que essa mudança não é algo necessariamente negativo, desde que seja feita da melhor maneira possível", finaliza Juliana.

(W Mulher)

Nenhum comentário:

Postar um comentário